A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu fechou o ano de 2022 com 155.414 ações realizadas, 23% a mais que o ano de 2021. Foram 143.107 visitas voltadas ao controle do mosquito Aedes aegypti e 12.307 atendimentos às demandas da população.
Em 2022 foram confirmados 271 casos confirmados de dengue em Botucatu e, de acordo com os Levantamentos Entomológicos realizados ao longo do ano passado, 80% dos criadouros do Aedes aegypti são em recipientes existentes nas residências. Por isso, a orientação da equipe é que neste período chuvoso, é necessária a manutenção adequada de recipientes que possam acumular água parada, pois quanto menor o índice de infestação do mosquito, menor a chance de circulação das arboviroses (dengue e Chikungunya).
Outro destaque de 2022 foi a vacinação antirrábica de cães e gatos, em que foram imunizados 3.223 animais. As campanhas em massa de vacinação de cães e gatos não são mais uma estratégia do Programa de Controle da Raiva do Estado de São Paulo, sendo as doses disponibilizadas para imunizar, principalmente, os animais que tiveram exposição de risco para a raiva ou que estão sob a tutela do Município.
No ano passado também foram atendidas 1.309 solicitações para a retirada de enxames de abelhas africanizadas e ninhos de vespas. A VAS orienta que o manejo de enxames de abelhas africanizadas e vespas jamais deve ser realizado por quem que não tem conhecimento técnico, pois o risco de ocorrer acidentes graves envolvendo pessoas e animais é grande.
Outro ponto de bastante atenção da VAS foi o resgate de morcegos. Foram 655 solicitações atendidas. A orientação é para que a população, ao se deparar com um morcego caído ou pousado em local não habitual, não manuseie o animal e acione a equipe da Vigilância para realizar o resgate.
O Departamento de Proteção Animal também atendeu 566 solicitações para averiguação de denúncias de maus tratos contra cães e gatos. E ainda atuou no controle de animais sinantrópicos (ratos, aranhas, escorpiões, entre outros), resgate de serpentes e mamíferos silvestres como gambás e ouriços, entre outros agravos à saúde pública.
Serviço:
A Vigilância Ambiental em Saúde atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17 horas pelo (14) 3811-1609 ou via WhatsApp no (14) 98177-1905 (apenas mensagens). Após horário comercial, finais de semana e feriados, o plantão da VAS para captura de enxames de abelhas africanizadas e vespas, resgate de serpentes, morcegos e outros mamíferos silvestres de pequeno porte, deverá ser acionado através do telefone 153 da Guarda Civil Municipal.
Já o Departamento de Proteção Animal atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, através do (14) 3811-4915 ou (140 99800-8351 (mensagem de WhatsApp). Após horário comercial, finais de semana e feriado, as denúncias de maus tratos poderão ser realizadas através do telefone 153 da Guarda Civil Municipal ou 190 da Polícia Militar.