Ícone do site Stereo Mix FM

Vereadora sugere bicicletário pela cidade

A vereadora Erika Liao Tiago está sugerindo espaços para estacionamento de bicicletas para atender quem precisa se deslocar sobre duas rodas em Botucatu.

O requerimento foi aprovado durante sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (24/10).

Cita a parlamentar que a política pública de mobilidade urbana está atrelada a otimização do fluxo de carros automotores, a minimização de poluentes na atmosfera (CO2) e acredita-se que semanalmente exista a possibilidade de economicidade da utilização do combustível fóssil.

Diz que é sabido, que os grandes centros tem elaborado políticas públicas de mobilidade urbana, incentivando o uso das bicicletas do transporte urbano coletivo, pois, acredita-se que os veículos automotores particulares (carros e motos) aproximam-se de uma frota de 120.000 em nosso municipio, isso sem contar com os veículos que circulam em nossa cidade com emplacamento de outras cidades

“É perceptível a preocupação desta Casa de Leis na aludida temática que em uma passado recente, já tivemos diversos requerimentos e ações do poder legislativo em acrescentar e priorizar as ciclovias e ciclofaixas, contudo as respostas encaminhadas pelo Poder Executivo foram um minimalistas ao relatar que há necessidade de “indicação” de quais praças poderiam começar a receber os chamados bicicletários”, traz o requerimento.

Para dar início a esse projeto, a parlamentar sugere que a prefeitura poderia iniciar a implantação nas Praças da Catedral, Praça do Bosque e Praça da Escola Américo Virgílio dos Santos (Região Central), Praça da Rainha, Praça da Juventude e Praça do 24 de Maio (Região Sul), no Complexo Esportivo localizado no Bairro Alto – Ginásio Municipal, Praça Botumirim (na Leste) na Praça da Igreja do Bairro, no Complexo Esportivo, onde localiza-se o Inca (Setor Norte) e no Morro de Rubião de Junior (Setor Oeste) e finalmente em pontos estratégicos no percurso da ciclovia  que margeia a Avenida Universitária (Setor Norte).

TEXTO DO REQUERIMENTO:

Após as indicações acima relacionadas e ratificando os dizeres do Requerimento nº 977 datado em 13/02/2022 de autoria do nosso estimado Vereador Silvio dos Santos, gostaríamos de ressaltar a devida importância de forma incisiva ao Poder Executivo.

Botucatu possui um número bastante expressivo de ciclistas, que lançam mão desse tipo de transporte principalmente para seu lazer e desfrute de pedaladas aprazíveis nos finais de semana.

Não obstante, temos também pessoas que utilizam a bicicleta para trabalhar, ação que precisa ser cada vez mais incentivada e que ganhará mais adeptos, substancialmente, com a instalação de bicicletários e outras boas práticas pertinentes.

Soma-se a isso a questão da melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas, garantida com a prática regular de exercícios físicos, unindo nesse caso o útil ao agradável.

Em pesquisas e estudos realizados por esta parlamentar, ficou evidente que os Bicicletários são instalados em empreendimentos comerciais, áreas de estacionamento e parques, sendo uma iniciativa de baixo custo.

Entendemos, por fim, que um movimento bem planejado e organizado pelas secretarias responsáveis, contando com a participação de associações de classe e sindicatos profissionais da cidade, com a própria participação popular e outras entidades afins, garantirão tranquilamente a instalação gradativa, padronizada e inteligente de bicicletários em diversas áreas da cidade.

 Assim,  REQUEREMOS, depois de cumpridas as formalidades regimentais, ouvido o Plenário, seja oficiado ao Excelentíssimo Prefeito, MÁRIO EDUARDO PARDINI AFFONSECA, ao Secretário de Infraestrutura RODRIGO COLAUTO TABORDA e Secretário de Esportes e Qualidade de Vida GERALDO PUPO DA SILVEIRA, solicitando, nos termos da Lei Orgânica do Município, realizar estudos sobre aos espaços públicos indicados para a realização de Projeto Piloto de implantação de bicicletários em nossa cidade, com o propósito de estimular cada vez mais a utilização deste modal de transporte pelos botucatuenses.

Plenário “Ver. Laurindo Ezidoro Jaqueta”, 24 de outubro de 2022.

Sair da versão mobile