O professor Osvando José de Morais, atual coordenador do curso de jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (Faac) da Unesp de Bauru (SP), morreu na noite desta segunda-feira (22), aos 66 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Em nota nas redes sociais, a universidade destaca que o professor associado dava aulas na Unesp de Bauru desde 2017, em cursos de graduação e pós-graduação, e tinha acabado de concluir a livre-docência pela própria instituição em hermenêutica midiática e humanismo. Na mensagem, a instituição lamenta a partida do professor. A faculdade declarou luto oficial de três dias.
“Foi uma pessoa amável e com o coração pleno de bondade, sempre pronto a ajudar. Foi um humanista, como já não se vê mais, e sua partida deixa um vazio imenso na comunidade acadêmica da Unesp e em todo o campo da comunicação”, diz a nota de pesar.
Ainda no comunicado, a universidade destaca a “vasta experiência e expertise em diversas áreas do conhecimento” de Osvando José de Morais, “especialmente em teorias da comunicação, hermenêutica, semiótica da comunicação e visual, literatura brasileira, crítica literária, relações entre literatura e televisão e adaptação de textos literários para cinema e televisão”.
“Sua paixão pelo ensino era contagiante, tendo se dedicado a inspirar e formar novas gerações de jornalistas e comunicólogos. A atuação como pesquisador também foi marcante, com liderança e participação ativa em diversos grupos de pesquisa. Sua presença, ensinamentos e legado jamais serão esquecidos”, diz a nota informando a morte do docente.
Segundo informações apuradas pela reportagem, Osvando passava férias em Sarapuí, município da região de Itapetininga (SP). O corpo dele está sendo velado, desde a manhã desta terça-feira (23), na cidade, no Velório Camargo. O sepultamento será no Cemitério Municipal, também em Sarapuí, às 16h.
Fonte: G1