Arquivo/SAMU Botucatu

SAMU Botucatu recebe selo Diamante de prêmio internacional por excelência no atendimento ao AVC

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Botucatu conquistou a avaliação máxima, o selo Diamante, do Prêmio EMS Angels, reconhecimento internacional direcionado a equipes de atendimento pré-hospitalar especializadas em casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O AVC ocorre quando o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido, seja por bloqueio (isquêmico) ou rompimento de um vaso (hemorrágico). A cada 30 minutos, um novo caso é registrado no país, tornando a doença uma das principais causas de morte e sequelas. Por isso, tempo de resposta e protocolos bem definidos são decisivos para salvar vidas.

A regional do SAMU Botucatu, gerenciada pela OSS Pirangi em parceria com o Poder Público Municipal, vem adotando padrões de excelência nesse tipo de atendimento e, agora, atingiu todos os critérios exigidos para o selo Diamante. Para receber a certificação, o serviço precisa, entre outros requisitos, realizar o atendimento em tempo médio inferior a 25 minutos e alcançar 95% de cumprimento em etapas como pré-notificação ao hospital especializado, entrega do paciente e registros de tempo e medicação.

Somente em 2024, o SAMU atendeu 113 casos suspeitos de AVC; até agosto deste ano, já foram 84.

“Casos de AVC são sempre prioridade, porque cada minuto conta para preservar a vida e reduzir sequelas. Ser reconhecido pela qualidade do nosso atendimento é motivo de orgulho e também um desafio para mantermos esse padrão elevado. É uma conquista coletiva da nossa equipe”, afirmou a coordenadora do serviço, enfermeira Priscila Masquetto Vieira de Almeida.

Desde o início do ano, 36 SAMUs do Brasil receberam premiações do EMS Angels. Em São Paulo, apenas nove unidades obtiveram o selo. O Programa Angels, iniciativa da Boehringer Ingelheim, reúne mais de 150 hospitais e serviços brasileiros e cerca de 11 mil em todo o mundo, com o objetivo de qualificar e ampliar centros de atendimento ao AVC.

Sobre o AVC
A doença é responsável, junto com o infarto, por aproximadamente 30% das mortes no mundo. No Brasil, foram mais de 85,4 mil óbitos em 2024. Especialistas afirmam que até 80% dos casos poderiam ser evitados com o controle de fatores de risco como hipertensão, tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes, estresse e colesterol elevado.

Sinais de alerta que podem salvar vidas:
• Boca torta
• Alteração na fala ou no equilíbrio
• Dormência ou fraqueza em braços e pernas
• Perda súbita de visão
• Dor de cabeça intensa e repentina

Últimas Notícias