A equipe da ROMU apreendeu um adolescente de 15 anos envolvido com o tráfico de drogas no Residencial Cachoeirinha II, durante patrulhamento preventivo e ostensivo. O local é conhecido pela alta incidência de tráfico de entorpecentes.
Durante o patrulhamento, os guardas avistaram um jovem usando blusa vermelha, shorts preto e carregando duas pochetes e uma sacola preta em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou fugir entre os blocos do condomínio, mas foi alcançado e detido no bloco 17, apartamento 3.
Com o adolescente foram encontradas grande quantidade de drogas e materiais usados na comercialização. No total, a apreensão somou 708 porções de entorpecentes, pesando aproximadamente 2,9 quilos, entre maconha, crack e cocaína.
Drogas apreendidas:
-
18 porções grandes de maconha (156 g);
-
79 papelotes de maconha (240 g);
-
99 pedras grandes de crack (538 g);
-
197 pedras pequenas de crack (690 g);
-
298 pinos de cocaína (850 g);
-
8 papelotes de maconha tipo “flor” (140 g);
-
9 papelotes de maconha tipo “dry” (120 g);
-
1 sacola com maconha a granel (171 g).
Materiais localizados:
-
pinos vazios para acondicionar droga;
-
uma balança de precisão;
-
um rádio comunicador;
-
dois celulares;
-
R$ 20 em dinheiro.
Devido à tentativa de fuga e para garantir a segurança da equipe, foi necessário o uso de algemas, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal.
O irmão do adolescente acompanhou a ocorrência no local, e a mãe compareceu ao Plantão Policial, sendo ambos cientificados dos fatos.
O caso foi apresentado à Polícia Civil, onde o delegado Dr. Nelson Burin Neto confirmou a apreensão pelo ato infracional análogo ao crime de tráfico de entorpecentes (artigo 33 da Lei 11.343/06).
Após os procedimentos, o jovem foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e, em seguida, encaminhado à Fundação CASA, onde ficou à disposição da Justiça.