A maior preocupação para quem perdeu um emprego é saber quando terá uma nova oportunidade. Em Botucatu, uma importante ferramenta de auxílio neste processo é o Posto de Atendimento ao Trabalhador, que oferece serviços de intermediação de mão de obra, habilitação ao seguro-desemprego e outras orientações trabalhistas.
Em 2021, ano de instabilidade econômica em que o mercado nacional como um todo começou uma retomada, o PAT fez a sua parte encaminhando 1.233 pessoas para vagas de emprego disponíveis. Além disso, a equipe que é vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Trabalho, realizou a abertura de 2.160 cadastros para o recebimento do seguro-desemprego.
“Este trabalho busca não só recolocar o trabalhador no mercado, mas também oferecer as condições para que este enfrente o momento pós-demissão. Nossa expectativa é bastante positiva para o ano de 2022 no que diz respeito a oportunidades para quem está em busca de emprego”, afirmou Junot de Lara Carvalho, Secretário de Desenvolvimento Econômico.
No PAT, além do acesso a vagas de trabalho, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).
O PAT de Botucatu fica dentro da Casa do Cidadão, equipamento da Prefeitura que abriga ainda a Sala do Empreendedor, um escritório do Ministério do Trabalho, um do Cejusc (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), e um do Procon.
Mais informações:
Casa do Cidadão
Rua Dr. Cardoso de Almeida, 1001 – Centro
Telefone: (14) 3815-8805