Stereo Mix FM

Parque Municipal será construído às margens da Represa do Rio Pardo em Botucatu

Fotos: divulgação Mário Pardini

O Prefeito de Botucatu Mário Pardini assinou nesta quarta-feira, 12, um decreto de desapropriação de uma área de 4 alqueires ao lado da Barragem, para que seja construído o Parque Municipal da Represa do Rio Pardo.

Segundo Pardini, esse complexo de turismo contará com estrada vicinal totalmente pavimentada, um enorme espelho d’água, toda recuperação da cachoeira Véu de Noiva, pista de caminhada, ciclovias, quadras poliesportivas e área para eventos e recreação (veja mais fotos ao final do texto).

A barragem do Rio Pardo, localizada próximo a represa do Mandacaru, está em fase final de construção. Denominada de represa Plínio Paganini, ela deve ser entrar em funcionamento ainda em 2023.

A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivalente a 3.600 piscinas olímpicas.

O consórcio responsável pela construção é formado pelas construtoras DP Barros, Novatec Construções e ETC Empreendimentos. O investimento é de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp. Esse valor não inclui apenas as obras, mas também gerenciamento e desapropriações.

Autos-suficiência de abastecimento

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.

FONTE:(ACONTECE BOTUCATU

Sair da versão mobile