Tá na Stereo Mix , Tá bom demais!

Pacto Regional: Prefeitos pedem que Estado reconsidere salão e barbearia

Na última reunião dos prefeitos do Pacto Regional, ficou decidido que será enviado ao Comitê Estadual de Contingência pedido de reconsideração de funcionamento dos salões de cabeleireiro e barbearias. A fase vermelha, que começa a valer nesta terça-feira, autoriza apenas o atendimento em domicílio desses segmentos.

Os órgãos sanitários municipais das 42 cidades do Pacto Regional consideraram que a permissão do atendimento domiciliar desses profissionais, autorizado na fase 1 do Plano São Paulo, é indevida, pois não há meios adequados para assegurar o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária para a prestação do serviço nos domicílios.

“Essa opção também favorecerá que o serviço seja realizado de forma precária, em locais inacessíveis à fiscalização, o que poderá expor ainda mais as pessoas, tanto as que farão o atendimento domiciliar quanto seus familiares que cumprem o isolamento social e que serão indiretamente expostos a presença de pessoas estranhas à família”, destaca a Prefeitura de Bauru, em nota. “Implantar medidas rigorosas, porém, realizar o atendimento no estabelecimento é mais seguro do que permitir o serviço para o atendimento domiciliar”, complementa.

HORA MARCADA

A proposta do Pacto Regional consiste em manter os estabelecimentos com portas fechadas, com atendimento exclusivamente com hora marcada, de um cliente por vez e em horários pré-fixados, o que permitirá o monitoramento rigoroso e eficaz da fiscalização para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários obrigatórios e a minimização da exposição da população ao vírus. O atendimento também será por período máximo de 4 horas diárias e de segunda a sexta-feira, com a proibição do funcionamento aos finais de semana e feriados.

“Os prefeitos pertencentes ao Pacto Regional estão imbuídos do propósito maior de proteção à vida, da aplicação de restrições sanitárias que se mostrem eficazes para as realidades locais e da implantação de estratégias regionais conjuntas, sempre baseadas em critérios científicos e epidemiológicos, para o enfrentamento responsável da pandemia”, complementa a nota. (Jcnet)