Botucatu, que já é uma referência nacional em segurança pública se destacando por dois anos consecutivos como uma das cidades mais seguras do Brasil, está ampliando os serviços da Muralha Virtual. Mais 18 novos dispositivos estão em fase de implantação para reforçar o trabalho da Muralha Virtual.
O investimento, na ordem de R$ 400 mil de emenda parlamentar, prevê a instalação de mais câmeras que filmam (PTZ) e leituras de placas (LPR), somando 130 pontos de monitoramento em Botucatu.
As novas câmeras serão instaladas nos seguintes pontos:
PTZ:
. Vitoriana;
. César Neto;
. Av. Bento Lopes – Rubião Júnior;
. Praça Isaltino Pereira – Jardim Paraíso
. Av. João Batista Carnieto Com Rua Júlio Vaz De Carvalho – Jardim Continental;
. Praça Marina Passos – Vila Maria;
. Praça Paratodos;
. Ginásio Municipal;
. Praça Brasil Japão;
. Pinacoteca Fórum das Artes.
LPR:
. Rua Jaguaribe;
. Rua João Passos;
. Rua Amando De Barros;
. Rua Curuzu;
. Rua Major Matheus;
. Praça Paratodos;
. Avenida Dom Lúcio (altura da Catedral de Sant’Ana).
Atualmente, as principais entradas e saídas da cidade, assim como praças, prédios públicos e praças, são monitorados pela Muralha Virtual, ampliando a sensação de segurança e auxiliando as Forças de Segurança de Botucatu na prevenção e resolução de ocorrências em geral.
“A Muralha Virtual de Botucatu está sendo ampliada, quem ganha é a população com serviço de excelência em segurança pública. O Centro de Operações Integradas vem contribuindo de maneira significativa na prisão de procurados pela Justiça, recuperação de veículos furtados e/ou roubados, inclusive auxiliando efetivamente com as Forças de Segurança de Botucatu na elucidação de crimes em nosso município”, destacou Weber Pimentel, Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM).
Além dos dispositivos tecnológicos, Botucatu investiu nos últimos anos na ampliação do efetivo da GCM, passando de 75 para 150 guardas, o que representa um guarda para cada mil habitantes. Outro diferencial tem sido o investimento em equipamentos e modernização da frota de veículos utilizados para patrulhamento, além de cursos de formação continuada, que permite que a GCM de Botucatu esteja sempre atualizada e pronta para atender a população.
A GCM atende a população por chamados pelo telefone 153.