Ícone do site Stereo Mix FM

Morteiro militar encontrado durante limpeza em córrego de Campinas é usado em blindados do exército

O Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar (Gate) detonou o morteiro encontrado na manhã desta quinta-feira (17) em Campinas (SP). De acordo com a equipe antibombas, trata-se de um artefato militar 90 milímetros, usado no canhão de blindados do tipo ‘cascavel’, das Forças Armadas.

Apesar do susto, a peça estava sem carga e não oferecia riscos. “A gente encontra diversos morteiros como esse espalhados por São Paulo, muitos deles abandonados. Esse aqui estava abandonado. Ele não foi lançado, porque não tinha nenhuma ranhura”, explicou o sargento Gonçalves.

O morteiro foi localizado durante um trabalho de limpeza e escavação em um córrego da Avenida Ramos. O operador Junior Arantes Souza atuava com uma escavadeira no local quando se assustou com o material.

“Na segunda conchada que eu dei, apareceu esse artefato”, diz. “Na hora que ele desceu, caiu dentro d’água e eu peguei ele com a concha. No que eu peguei com a concha, levei para a margem mais seca e deixei ali. Estava dentro do barranco. Deu um susto na hora”.

 

Durante os trabalhos, uma área precisou ser isolada e três ruas foram bloqueadas próximas ao Rio Capivari. Como estava em um espaço distante das casas, o morteiro pôde ser detonado no próprio local.

“A gente utiliza uma contracarga na parte superior, onde fica a espoleta do objeto. A gente faz o desmantelamento daquela parte superior, separando a espoleta do artefato”, completou o sargento.

Fonte: G1(Foto: Divulgação)

Sair da versão mobile