O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, teve a morte cerebral confirmada na noite desta terça-feira (27), pelo clube uruguaio. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo.
O defensor de 27 anos estava internado desde a última quinta-feira (22), quando teve uma arritmia cardíaca durante jogo contra o São Paulo, no Morumbis, pela CONMEBOL Libertadores.
O jogador desmaiou em campo e foi levado de ambulância para o hospital, onde ficou na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Ao longo dos dias, Izquierdo permaneceu sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos, mas sem apresentar melhora em seu quadro.
Nesta terça, o Nacional divulgou a morte cerebral do atleta. O hospital Albert Einstein divulgou em boletim médico que o defensor faleceu às 21h38 (de Brasília).
“O Hospital Israelita Albert Einstein informa, com pesar, o falecimento do Sr. Juan Manuel Izquierdo, ocorrido nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”, diz o último boletim.
O que aconteceu com Izquierdo
Izquierdo passou mal e cambaleou antes de cair desacordado, sozinho, no centro do gramado na reta final do jogo entre Nacional e São Paulo pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, na última quinta, no Morumbis.
A ambulância entrou em campo e imediatamente levou o jogador para o Hospital Albert Einstein.
Posteriormente, o hospital informou que o zagueiro teve uma parada cardíaca na ambulância, sendo reanimado com uso de desfibrilador.
No mesmo dia em que o defensor foi internado, Alejandro Balbi, presidente do Nacional, negou que o jogador tivesse histórico de doenças cardíacas.
”Foi o que o Einstein nos perguntou quando chegamos com ele. Os exames do atleta sempre foram normais e ele nunca havia tido nenhum episódio cardíaco ou qualquer outro episódio”, afirmou.
Vida e carreira de Juan Izquierdo
Nascido em Montevidéu, Izquierdo começou sua carreira jogando pelo pequeno Cerro, da capital uruguaia, em 2018.
Nos anos seguintes, passou por Peñarol, Montevideo Wanderers e Atlético San Luis antes de chegar ao Nacional, em 2022, para sua primeira passagem pelo clube.
Em sua 1ª temporada pelo Bolso, o zagueiro ajudou o gigante a conquistar o Campeonato Uruguaio, naquele que foi também seu 1º título como atleta profissional.
Na temporada seguinte, Izquierdo foi para o Liverpool, também do Uruguai, e teve passagem de enorme destaque, ganhando o Uruguaio e a Supercopa do Uruguai.
Com isso, ele despertou novamente a atenção do Nacional, que voltou a contratá-lo em 2024, com o jogador sendo titular absoluto da defesa.
Nesta temporada, ele fez 24 partidas e marcou um gol pelo time.
Fonte: ESPN Brasil