Show do jornalista e compositor Nélson Itaberá traz variações do baião, samba canção, rock rural, partido alto e mpb clássica e propõe texto interativo com o público.
Música, Jornalismo e reflexão: nove músicos de Bauru percorrem o Interior com um show imersivo, emocional e com muita mistura, experimentações de brasilidade. Com entrada gratuita, Itaberá e banda sobem ao palco do Teatro Municipal de Botucatu na sexta-feira, dia 21 de julho às 20h. O evento, com realização da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e apoio da Prefeitura de Botucatu, integra a programação do Festival de Inverno da cidade.
Um show com plasticidade, conceitual, onde o jornalista se vale de sua bagagem de 30 anos em redações para promover uma conversa musical. O texto musicado sugere reflexão através da música. O público é convidado a celebrar variações que vão do baião ao samba canção, do rock rural ao partido alto, da mistura de ijexá e maracatu à MPB clássica.
Conceitual porque, no Festival de Inverno, o autor conta no palco, através das canções, a pesquisa da relação entre sílabas e notas musicais, a prosódia. O projeto aprovado pelo selo Proac reúne composições criadas por Itaberá durante a pandemia. “Refletir sobre nossos aprendizados está no roteiro da conversa musical. Angústias, inseguranças, ruas vazias, comércios sem clientes, filas em unidades de saúde, fé, esperança, perdas. O que aprendemos com tudo isso?. Vamos cantar sobre o renascimento?”, convida o autor.
Habituado com depuração de fatos do cotidiano em redações de TV, rádio e jornal, Nélson Itaberá leva para o palco a imersão sobre os obstáculos oferecendo a percepção da renovação. “O show aguça sentimentos, aflora percepções, mas de forma leve, com a proposta de sinalizar para onde podemos chegar e quais são nossos limites. Você pode se surpreender com as sensações do palco”, propõe.
Contraponto
O show é o lançamento do 5º álbum do jornalista e compositor Nélson Itaberá. Em 2018, o compositor e banda percorreram o Interior, inclusive Botucatu, com o show “O livro que canta” – produção finalista do Prêmio Profissionais da Música no País em 2019. O disco retrata a riqueza da produção musical genuinamente brasileira. Itaberá não tem receio de experimentar.
Acompanhado de profissionais com carreiras consolidadas em seus instrumentos, o autor apresenta raízes do samba canção, ousa misturar ijexá com pitadas de reggae e rock rural, passeia pela MPB clássica, experimenta baião e degusta o regionalismo brasileiro acompanhado de dois produtores musicais, o pianista e acordeonista mariliense Rogério Plaza e o pesquisador de sons e arranjos regionalistas Josiel Rusmont.
Também estarão no palco do Teatro de Botucatu junto com Nélson Itaberá: a cantora lírica e professora Fabíola Alcântara, o percussionista especialista em ritmos afro Diogo Alves, o baterista Silvinho, o violonista formado no Conservatório de Tatuí, Emilio dos Santos, o baixista Chiquinho Garcia e o tecladista Fábio Tamos. A trupe completa traz 17 profissionais no elenco.
Serviço
Show Contraponto
Sexta-feira, 21 de julho
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal de Botucatu
Entrada gratuita