Um evento de wheeling – esporte de manobras em motos popularmente conhecido como “grau” no Brasil – terminou com acidentes em série e cinco pessoas feridas em Limeira (SP) neste domingo (27). Uma criança de 11 anos foi internada em estado grave após ser atropelada.
O “Domingrau” ocorreu na área destinada à construção do aeroporto da cidade, onde a obra está paralisada desde 2013. A prefeitura apoiou o evento ao enviar uma ambulância e manter o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de prontidão.
Segundo a Guarda Municipal, houve uma sequência de acidentes enquanto os motociclistas faziam as manobras. No primeiro, a ambulância destinada pela prefeitura prestou o atendimento.
Em seguida, duas motos colidiram e uma delas atropelou a criança de 11 anos, que bateu a cabeça e convulsionou. Como a ambulância ainda atendia a vítima do primeiro acidente, o jovem foi levado a um hospital por familiares.
Por conta da gravidade dos ferimentos, a criança foi transferida pelo Samu para a Santa Casa de Limeira. Até a publicação desta reportagem, a vítima seguia inconsciente, entubada e em estado grave.
O motociclista responsável pela moto que atropelou a criança não prestou socorro.
Em nota, a prefeitura informou que lamenta os acidentes, “que resultaram em feridos, entre eles, uma criança em estado grave, e permanece atenta à evolução do quadro de saúde das vítimas”.
O ‘Domingrau’
Segundo a prefeitura, ao menos três acidentes ocorreram durante o evento. O Samu atendeu parte das vítimas.
O evento foi divulgado por vários perfis nas redes sociais e reuniu diversas pessoas em carros e motos. A organização divulgou que as atividades ocorreriam de 9h até 17h deste domingo.
A entrada era gratuita, mas beneficente: o público deveria doar um quilo de alimento.
Os perfis oficiais não publicaram notas sobre os acidentes até a publicação desta reportagem.
Segundo o guarda municipal Silvio Aparecido Lourenço Ramos, que é encarregado da equipe de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o fluxo de motocicletas foi intenso durante o evento.
“Acredito eu que eles não imaginaram a quantidade de pessoas que iriam até o local hoje. Movimento muito grande, e a quantidade de segurança e ambulância foi pequena para o evento”, afirmou Ramos.
Fonte: G1