A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou o cancelamento da apresentação da Esquadrilha da Fumaça que ocorreria nesta quinta-feira (28), no aniversário de Lençóis Paulista (SP), em decorrência da queda de uma aeronave da esquadrilha na tarde desta quarta-feira (27), em uma área da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
De acordo com informações da Força Aérea, dois tripulantes, o piloto e um mecânico, estavam na aeronave e conseguiram ejetar antes da queda.
Uma equipe de resgate da AFA socorreu a dupla, que foi atendida no hospital da AFA e passa bem. Moradores da região registraram a fumaça e o momento do resgate (veja abaixo nota na íntegra).
Os dois estavam a bordo de uma aeronave A-29, que é usada para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil.
Apesar do cancelamento da apresentação, a Prefeitura de Lençóis Paulista confirmou que o ato cívico em comemoração aos 164 anos da cidade e toda a programação cultural seguem normalmente.
O ato cívico está programado para começar às 8h, com a presença de escolas, orquestra e bandas da cidade. Em nota, o município prestou solidariedade e desejo de melhoras ao capitão Moreno e ao mecânico.
A esquadrilha faria a apresentação, em homenagem ao município, por volta das 10h, no Estádio João Roberto Vagula (Vagulão).
Nota da FAB
O Comando da Aeronáutica informou que a aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), acidentou-se nesta quarta-feira, por volta das 14h15, em área desabitada no interior da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga.
Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.
Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.
Fonte: G1 – Foto: Reprodução EPTV