A Prefeitura de Botucatu está atuando fortemente para combater a dengue e reduzir a doença no Município. A transmissão está elevada devido à presença de larvas e criadouros encontrados nas residências, o que contribui para que o mosquito continue se proliferando e a dengue sendo transmitida.
Em 2024, Botucatu já registrou 200 casos da dengue e para evitar uma epidemia, equipes da Vigilância Ambiental em Saúde e Zeladoria estão trabalhando diariamente nas vistorias, buscas ativas de criadouros e nebulização.
Durante os trabalhos, as equipes encontram larvas de mosquitos em recipientes descartados irregularmente, como pneus, vasilhas, e também em objetos de uso comum dos moradores, como os vasos de plantas. Por isso a ação constante para eliminar os criadouros é essencial neste momento e cada a cada munícipe fazer a limpeza de seu quintal, principalmente após dias de chuvas.
E mesmo como todas as ações sendo intensificadas, as equipes tem se deparado com um problema antigo: a recusa das vistorias nas casas. Pouco mais da metade dos moradores não deixam os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde realizarem seu trabalho, visitando o interior do quintal em busca de criadouros, o que prejudica a ação de combate realizada pela Prefeitura, uma vez que esses profissionais são capacitados para encontrar criadouros onde os moradores nem sempre estão atentos.
Lembre-se que o combate a dengue depende de cada um de nós e colaborar com as ações da Prefeitura é essencial para mantermos nossa Cidade longe do mosquito.
Onde o mosquito não se cria, a dengue não se espalha!