Asfalto cede e engole carro dois dias após afundamento na mesma rua em Bauru (SP) — Foto: Gabriel Pelosi/TV Tem

Desgaste de canos de metal causou vazamento de água e crateras que engoliram carros em rua de Bauru

O desgaste da tubulação subterrânea de metal originou o vazamento de água que abriu os buracos onde caíram dois carros, em dois dias, em pontos diferentes da rua Rodrigo Romeiro, em Bauru (SP). O material danificado foi trocado nesta quarta-feira (23) por juntas de PVC, de acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Na manhã de terça-feira (22), uma equipe da TV TEM flagrou o momento em que o asfalto cedeu e arrastou um veículo estacionado para dentro de uma cratera. O fato aconteceu na quadra 6.

No flagrante, é possível ver o asfalto com rachaduras cedendo lentamente até o veículo cair no buraco. O motorista não estava dentro do carro no momento da queda e ninguém se feriu.

Na noite de domingo (20), na quadra 5, um carro de luxo estacionado em frente a um prédio residencial da mesma rua também foi engolido por outra cratera, após o asfalto ceder.

Em entrevista à TV TEM na manhã de quarta-feira (23), o diretor de divisão técnica do DAE, Alex Guardevi Gerolano, afirmou que o rompimento da tubulação de metal de 50 milímetros (2 polegadas) provocou o vazamento de água que culminou no afundamento do asfalto.

“Houve desgaste do material, que ainda é de ferro. Foi feito o reparo da junta com PVC”, informou o diretor.

 

O DAE restabeleceu ainda na noite de terça (22) o abastecimento de água das moradias daquele trecho, de acordo com Gerolano.

As equipes agora percorrem a via em busca de outros pontos que podem apresentar o mesmo problema dos últimos dias.

Após os reparos, a próxima etapa é recompor o solo onde o asfalto cedeu e prepará-lo para receber novamente o asfalto, conforme explicou o técnico do DAE. Ainda não há data para a nova pavimentação.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) do município informou, em nota, que o vazamento da adutora não oferece risco para outros imóveis.

Fonte: G1

Últimas Notícias