Um brigadista da usina Iracema morreu após um caminhão-pipa pegar fogo durante combate a incêndio em uma área de canavial e mata, em Corumbataí (SP).
Tiago dos Santos, de 38 anos, não resistiu e morreu no local. Outro funcionário também teve queimaduras, passou por atendimento médico e foi liberado.
Segundo o boletim de ocorrência, as causas do incêndio ainda são desconhecidas. A usina disse, por meio de nota, que as causas e circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades (veja a nota completa abaixo).
Ainda de acordo com informações da polícia, o fogo incendiou o caminhão-pipa e provocou queimaduras nos dois trabalhadores. O veículo ficou destruído.
O corpo do brigadista foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Claro. A vítima era moradora de Itirapina. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.
Veja a nota da Usina Iracema:
“São Martinho, unidade Iracema, informa que um colaborador faleceu durante o combate a incêndio de origem desconhecida. As causas e demais circunstâncias do fato estão sendo investigadas pelas autoridades. A companhia está prestando todo apoio e atendimento aos familiares e colaborando com as autoridades para a investigação dos fatos. Reforça também seu compromisso com a segurança dos colaboradores. O outro brigadista foi atendido com queimaduras leves e já está em sua casa, sem riscos.”
Incêndio em Corumbataí
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Corumbataí, Felipe Eigenheer, o fogo começou por volta das 20h na fazenda Pedra Chorosa e foi combatido por funcionários da usina.
“Nesta quarta-feira, a partir de uma reviravolta de vento, o fogo voltou a se alastrar, atingindo também área de pasto e mata. O fogo também chegou muito perto de uma área com 10 casas, em uma das propriedades queimou um barracão”, disse,
Pelo menos 12 caminhões-pipa e 30 pessoas atuaram no combate às chamas, que ainda não foi totalmente controlado.
Homem sofre queimaduras em Brotas
Um trabalhador também ficou ferido em Brotas (SP) ao pular de uma colheitadeira que pegou fogo, na noite de terça-feira (24), em uma usina.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, ao perceber as chamas, pulou de uma colheitadeira e sofreu uma fratura exposta no membro inferior direito, além de queimaduras de primeiro e segundo graus nos braços e no rosto.
O homem foi socorrido pela equipe de resgate e encaminhado ao hospital Santa Terezinha, em Brotas, com 10% do corpo queimado.
As chamas da colheitadeira se alastraram rapidamente e provocaram um incêndio no canavial que demorou cerca de quatro horas para ser controlado. O Corpo de Bombeiros estima que aproximadamente 100 mil metros quadrados de área foram atingidos.
Fonte: G1