Morreu neste domingo (19) a quinta vítima do acidente com um ônibus de romeiros que viajavam para Aparecida, em São Paulo. Trata-se de Bianca Rodrigues dos Santos, de 25 anos, que estava internada em estado grave em Pariquera-Açu (SP).
A morte foi confirmada pela Prefeitura da Lapa, no Paraná, de onde Bianca era natural. A jovem e outros quatro moradores do município, incluindo uma criança de sete anos, morreram após o ônibus em que estavam tombar na madrugada de sexta-feira (17) na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), em Cajati, São Paulo.
No ônibus estavam 50 passageiros e dois motoristas. No dia do acidente, o Corpo de Bombeiros divulgou que 15 pessoas tiveram ferimentos e oito ficaram em estado grave – destas, duas morreram após serem levadas para hospitais.
De acordo com a prefeitura, a família de Bianca, mesmo abalada, autorizou a doação dos órgãos da jovem. Até a publicação desta reportagem, a prefeitura não tinha detalhes sobre data, local e horário de velório e sepultamento.
As demais vítimas foram veladas em conjunto e sepultadas no sábado (18), em Lapa.
No dia do acidente, a Jantur, responsável pelo transporte do turistas, disse em nota que lamentava o acidente e afirmou que a empresa presta suporte às vítimas e aos familiares.
Vítimas
Além de Bianca, morreram no acidente Wesley Schuster, de 27 anos; Rodrigo Marcelo Vieira de Lima, de 41 anos; Gabriele Tacoregio Kaveki, de 16 anos; e Isadora Teixeira Barão, de 7 anos, todos paranaenses.
Gabriele era enteada da motorista reserva do ônibus. A menina Isadora era aluna da Escola Municipal Abigail Côrtes. Na manhã de sexta, a comunidade escolar de Lapa colou cartazes de luto no portão.
Poucas horas após o acidente, a prefeitura lamentou o ocorrido e decretou luto oficial de três dias na cidade.
Investigação
O caso é investigado pela Polícia Civil do estado de São Paulo. Equipes de investigação colheram dados para realizar pericias. As conclusões vão ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente.
A reportagem apurou que o motorista do ônibus foi ouvido na sexta (17). Ele não se feriu.
Ao delegado responsável pelo caso, o homem disse que percebeu que estava sem freios quando fazia uma ultrapassagem e perdeu totalmente o controle do veículo enquanto descia a serra.
Pouco após o acidente, uma passageira disse, em entrevista à TV Tribuna, que o motorista estava “correndo muito”.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o disco tacógrafo do ônibus estava com problema, por isso não foi possível verificar, ainda, a velocidade do veículo no momento do acidente.
O acidente
O ônibus saiu da Lapa, no Paraná, com destino a Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo. O acidente aconteceu em uma curva no km 512, na Serra do Azeite, na pista sentido São Paulo, por volta de 1h10.
No local do acidente, o motorista disse aos policiais que perdeu o controle na curva, tombando sobre a faixa da esquerda. O ônibus caiu sobre uma mureta de proteção.
Além dos bombeiros e da PRF, ambulâncias da região e equipes da concessionária Arteris, que administra a estrada, atenderam a ocorrência.
Segundo a PRF, o ônibus de turismo tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fazer o transporte dos passageiros.
Fonte: G1