Neste domingo (12), Botucatu realiza mais uma ação de vacinação em massa para imunizar com a dose de reforço mais de 60 mil moradores de 18 a 60 anos que participaram do estudo de efetividade da vacina Oxford/Astrazeneca.
A data atende ao prazo de 4 meses entre a segunda dose e a dose adicional definido pela Norma Técnica vigente do Governo do Estado de São Paulo e foi acordada com o Ministério da Saúde.
A ação deste domingo é voltada aos 62 mil moradores que receberam a 2ª dose do imunizante no dia até dia 14 de agosto.
A vacinação será feita com doses do laboratório Pfizer, e ocorrerá no mesmo formato utilizado na 2ª dose, nos colégios eleitorais da cidade em 45 escolas, para quem vota na cidade, além de quatro ginásios (Ginásio Paralímpico, Sesi, Escola Francisco Marins e Complexo Esportivo Heróis do Araguaia), para os demais moradores.
A aplicação ocorrerá nos seguintes horários, respeitando as faixas etárias:
- Das 8h às 10h: moradores com idades entre 51 e 60 anos;
- Das 10h às 12h: moradores com idades entre 41 e 50 anos;
- Das 12h às 15h: moradores com idades entre 31 e 40 anos;
- Das 15h às 18h: moradores com idades entre 18 e 30 anos.
Além desses horários gerais de vacinação, a prefeitura definiu neste sábado (11) um horário preferencial para os trabalhadores do comércio.
A medida foi adotada porque, por conta do horário especial do comércio, que estará com suas lojas abertas neste domingo para as compras de Natal, cerca de 4 mil trabalhadores do setor poderiam enfrentar dificuldades para se imunizar.
Com isso, quem for trabalhador do comércio poderá receber a dose de reforço preferencialmente no período da manhã, em todos os pontos de vacinação, nos seguintes horários:
- Das 8h às 9h30: comerciários com idades ente 41 a 60 anos
- Das 9h30 às 11h: comerciários de 18 a 40 anos
Para receber a dose de reforço, o morador deverá comparecer ao local onde recebeu 1ª e 2ª dose, portando CPF, um documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte) e a carteirinha de vacinação indicando o recebimento das doses anteriores.
O secretário de Saúde de Botucatu, André Spadaro destacou a importância da imunização com a dose adicional.
“Para nos protegermos dessa nova onda e da cepa Ômicron, a melhor alternativa é nos imunizando com a 3ª dose. Considerando o prazo de 1 a 2 semanas necessário para que o organismo aumente a produção dos anticorpos, temos a oportunidade de enfrentar esse período de festividades com o maior nível de proteção possível.”
Todo o processo de vacinação em Botucatu terá o acompanhamento e auditoria realizados pelas Forças de Segurança do Município (Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar), OAB Botucatu, Justiça Eleitoral, Ministério Público e Tribunal de Justiça de São Paulo.
Fonte: g1 Bauru e Marília.