Autoescolas na região de Botucatu receberam penalizações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) por irreguaridades nos processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A informação foi divulgada na última semana em decorrência das ações do órgão estadual.
Em 2025, até agosto, foram realizadas 2.476 ações de fiscalização, ante 1.527 nos oito primeiros meses de 2024, quando oito autoescolas tiveram o registro cassado, 19 foram suspensas e 54 advertidas. Neste ano, com o maior volume de empresas fiscalizadas, já são 47 suspensões e 241 advertências. Desde 2023, mais de 513 autoescolas foram punidas em todo o Estado.
Segundo o Detran, as penalidades na região ocorreram em São Manuel, com uma advertência, uma suspensão e uma cassação neste ano. Em Botucatu, uma adertência foi aplicada em 2025 e, em Itatinga, ocorreu uma advertência no ano passado. Não houve sanções em Pratânia, Pardinho, Bofete, Anhembi, Conchas, Porangaba e Torre de Pedra. *
A constatação da fraude ocorre durante as ações de fiscalização do Detran-SP, quando as equipes verificam, por exemplo, veículos que deveriam estar em uso estacionados em frente à autoescola, sem instrutor ou aluno em aula, ou salas completamente vazias no horário destinado às aulas teóricas. Nessas situações, o flagrante leva a imediata instauração de processo administrativo contra a empresa e profissionais envolvidos, com encaminhamento à esfera criminal para apuração judicial.
Também foram identificados casos em que provas teóricas eram registradas como realizadas sem que, de fato, houvesse aplicação do exame.
Nomes das empresas não foram divulgados devido ao sigilo nos processos
*trecho alterada às 16h30 de 16 de setembro para retificação de informações fornecidas anteriormente pelo Detran-SP.
Fonte: Noticias Botucatu