Ícone do site Stereo Mix FM

Aumento de internações deixa Santa Casa sem leitos para Covid em Jaú

O rápido avanço no registro de novos casos de Covid-19 já provoca impactos no sistema hospitalar do centro-oeste paulista. Em Jaú (SP), a Santa Casa informou que, nesta quarta-feira (19), está sem leitos para cuidados de pacientes com Covid-19.

A situação chegou a esse ponto porque, em 16 dias, segundo dados do hospital, a taxa de ocupação deu um salto calculado em cerca de 1.900%. Nos últimos 16 dias, o número de pacientes internados sob cuidados da Covid passou de três pessoas no dia 3 de janeiro para 57 nesta quarta-feira.

Por isso, a direção da Santa Casa afirma que tenta viabilizar junto ao poder público a reabertura de ala especial para tratamento da doença que havia sido fechada em outubro do ano passado por falta de demanda. No dia 12 de novembro, o hospital chegou a registrar ocupação zero nos leitos Covid-19,

Por conta da atual lotação, a Santa casa diz que, caso seja necessário, fará o envio de pacientes Covid através da CROSS, a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.

“É importante lembrar que no hospital há internações em decorrência de outras doenças que não são Covid. Pessoas acidentadas, pessoas que passaram por cirurgia, etc. Por isso, esse aumento de leitos ocupados por Covid nos preocupa bastante”, diz Alcides Bernardi Junior, provedor da Santa Casa.

A gerente administrativa do hospital, Scila Carretero, diz que atualmente não faltam insumos na Santa Casa, mas o hospital está em alerta para enfrentar novamente um cenário de aumento de preços e escassez de alguns medicamentos, como aconteceu em 2021.

Fonte: G1 (Foto: Santa Casa de Jaú/Divulgação)

Sair da versão mobile