Ícone do site Stereo Mix FM

Ações contra a dengue no Jardim Monte Mor neste domingo mobilizou cerca de 140 servidores

Equipes da Prefeitura percorreram as casas eliminando criadouros e orientando moradores.

A Prefeitura de Botucatu, através da Vigilância Ambiental em Saúde realizou neste domingo, 3, no Jardim Monte Mor, região norte da Cidade, mais uma ação de bloqueio de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho reuniu cerca de 140 servidores entre agentes da VAS, servidores de diversas secretarias e recrutas da Guarda Civil Municipal.

Neste domingo a ação também contou com servidores e  cinco caminhões da Zeladoria que percorreram todo o bairro para recolher os materiais inseríveis que poderiam se tornar criadouros de mosquitos.

Atualmente Botucatu contabiliza 2097 casos e a região norte até esta data registrou 542 casos da doença, demandando mais ações de combate ao mosquito.

De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde a população deve aproveitar as ações da Prefeitura e intensificar as ações de prevenção em combate ao Aedes aegypti.

NEBULIZAÇÃO COSTAL

Nesta segunda-feira, 4, a Vigilância Ambiental em Saúde realizará a nebulização costal no Jardim Monte Mor, dando continuidade e reforçando o trabalho realizado neste domingo. A ação será realizada das 08h30 às 11h30.

Sobre a nebulização:
A atividade de nebulização consiste na aplicação de inseticida a ultra baixo volume que tem por objetivo matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue. O produto agirá apenas no momento da aplicação, portanto a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão quanto à preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornarão para confirmar se o ambiente já está preparado para o bombista aplicar o produto.

O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 30 minutos. Em hipótese alguma, os bombistas retornarão aos imóveis que estavam fechados ou não preparados para receber o inseticida, portanto é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização:
– Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;
– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;
– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);
– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.

Acesse a página sobre a dengue e tire as suas dúvidas sobre prevenção, combate e cuidados sobre a doença. Acesse aqui!

 

Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3811-1609

Sair da versão mobile