O Prefeito Fabio Leite realizou, junto com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Trabalho, uma reunião sobre o processo de mudança dos permissionários do Centro Popular Comercial “Ângelo Garrido Fernandes”. Na ação, também foram entregues as chaves aos primeiros permissionários, para iniciar o processo de mudança de prédio.
Atualmente, o serviço funciona em um empreendimento locado pela Prefeitura na Avenida Floriano Peixoto com 36 boxes devido a construção do novo prédio junto ao Terminal Urbano de Botucatu. Ao todo, hoje a Prefeitura tem cadastrados 45 pessoas como permissionárias do Centro Popular Comercial, sendo que algumas optam por não utilizarem o prédio da Avenida Floriano durante as obras.
A transição deve ocorrer em três partes. Na primeira, 20 permissionários que estão regularizados receberão a autorização imediata de mudança. Outros 12, que têm pendências financeiras, receberão a oportunidade de regularização. Os demais, a Prefeitura irá avaliar caso a caso.
O Centro Popular Comercial atual, dentro do Terminal Urbano, tem 49 espaços comerciais. Após a alocação dos permissionários atuais, a Prefeitura abrirá chamamento público para o preenchimento das demais vagas. O edital para inscrição, assim como as regras e documentos necessários, será divulgado em breve no Diário Oficial e no site da Prefeitura.
Relembre…
Os primeiros comerciantes populares surgiram em uma estrutura improvisada na Praça do Bosque, onde permaneceram em barracas de lonas até meados de 2003. Após esse período, foi construído o Centro Popular Comercial na Rua Curuzu. Nesta época houve a primeira lei que regulamentou a ocupação os boxes, através de permissionários.
Os permissionários permanecem até setembro de 2023, quando foram realocados para um prédio na Avenida Floriano Peixoto, em virtude da construção do novo Terminal Urbano. Com a nova edificação, os permissionários deverão voltar para o espaço recém inaugurado na Rua Curuzu.