Em Botucatu, 32 motoristas foram autuados, na noite desta sexta-feira (10), durante operação Direção Segura, por se recusarem a fazer o teste do etilômetro (bafômetro).
A ação integrada reuniu equipes da Superintendência Regional de Trânsito de Botucatu do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica.
Das 20h às 22h30, o bloqueio ocorreu na Praça Professor Pedro Torres, s/n. Já entre as 23h30 e 2h, os condutores foram fiscalizados na avenida Deputado Dante Delmanto, 1426.
No total, foram realizados 641 testes passivos para detecção de embriaguez. Nenhum motorista foi flagrado sob efeito de álcool, mas 32 foram autuados por se recusarem a fazer o teste.
Tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de multa, o motorista responde a processo de suspensão da carteira de habilitação.
Outros 56 condutores foram autuados por falta de licenciamento e irregularidades nos veículos. Na ação, 53 veículos e 25 motocicletas foram vistoriados. Destes, dez foram recolhidos (seis veículos e quatro motos).
fonte (leia noticias)