Estas câmeras permitirão o monitoramento principalmente da área externa de escolas e também das vias públicas, complementando as ações de proteção em fase de implantação, como a presença de um guarda civil municipal em cada unidade escolar.
A câmera do modelo PTZ tem capacidade de monitoramento 360º, com longo alcance e funcionamento 24 horas por dia. As imagens produzidas por esses equipamentos serão monitoradas pelo Centro de Operações Integradas da Muralha Virtual, agilizando o atendimento em caso de necessidade.
Atualmente, a Cidade conta com 10 câmeras PTZ monitorando as principais praças de Botucatu. Com o aditivo de contrato, serão 50 câmeras deste tipo em operação simultânea.
A instalação dos equipamentos começará em 15 dias e serão contempladas escolas com grande número de alunos matriculados, para ampliar as ações de segurança pública.
Grupamento Escolar Comunitário
Na última semana, o Prefeito Mário Pardini assinou um Decreto que institui o Grupamento Escolar Comunitário, vinculado a Guarda Civil Municipal de Botucatu.
O grupamento será um instrumento de segurança e prevenção nas instituições públicas de ensino de Botucatu, com ênfase no atendimento às crianças e aos adolescentes. Ou seja, cada escola pública de Botucatu passar a contar com um guarda civil municipal para atender os alunos e comunidade escolar.
Serão contratados 75 novos guardas municipais, dobrando o número de agentes no Município. Deste total, 21 já iniciaram os treinamentos. O Grupamento Comunitário Escolar iniciará suas atividades no início do ano letivo de 2024, quando todos os guardas estarão treinados e capacitados para desenvolver a nova função.